CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

sábado, 21 de maio de 2011

12 Passos para se Tornar um Contador de Histórias

Achei na banca essa semana, o novo lançamento da revista do Professor Sassá (que compro sempre) e esse mês é um especial com o título "Contando Histórias".
Então vou fazer alguns posts com as partes que achei mais legais.
Vale a pena (principalmente pra quem é professor...como eu!).

*12 passos para se tornar um Contador de Histórias*

1. Para ser um contador de histórias, é preciso ter encantamento pelas coisas simples e belas, é acreditar na imaginação e que ela encerra caminhos para um lugar onde tudo é possível.

2. É essencial gostar de crianças, nossos interlocutores, é preciso que aqueles olhinhos sinceros e atentos nos inspirem.

3. É preciso ter repertório, isso quer dizer: ler! Conhecer muitas histórias para escolher aquela do seu agrado, que tenha um conteúdo que encerre uma mensagem que você ache que vale a pena transmitir e que, principalmente, te faça "viajar"...

4. Depois de escolhida a história, é preciso "mergulhar" nela, isso quer dizer "ler" muito mais do que esta escrito! Não basta saber que a história se passa em um castelo, é preciso saber mais: Sua arquitetura, o estilo de sua mobília, ele é iluminado? É úmido? Como é seu cheiro? Isso não quer dizer que você irá repetir todos esses elementos às crianças, mas eles irão provocar sua imaginação e enriquecer a narração.

5. é possível fazer anotações e diagramas para se preparar a narração, porém, eles jamais devem ser usados na presença das crianças.

6. Teste seus conhecimentos, conte a história em voz alta. Mas, atenção, não é para contar a história que esta no livro, é para contar a história que esta "morando" na sua cabeça, fruto do conteúdo iriginal misturado aos devaneios da sua imaginação. Não se esqueça de treinar as vozes que você dará a um ou mais personagens e os gestos que darão maior dramaticidade à narração.

7. E, finalmente, chegou o grande momento! Escolha um lugar sossegado, longe de coisas e situações que poderão distrair as crianças, acomode-as em um semi-círculo e sente-se junto a eles, escolhendo uma posição que irá lhe permitir gesticular (sentado, ajoelhado sobre as pernas).

8. É conveniente dar uma breve introdução sobre o assunto no qual a história versa, incentivando as crianças a darem opiniões sobre eles, isso evitará que as crianças interrompam a narração da história.

9. Dedique-se completamente ao seu estrelato, sem inibição, tendo, porém, sempre o objetivo de envolver as crianças.

10. Cuide para falar claramente, com boa dicção, com um volume de voz audivel sem, contudo, gritar, module a voz, modificando o tom e o volume em momentos propícios para dar maior emoção à história.

11. Esteja sempre atento a como as crianças estão recebendo a história, regule a duração dessa história conforme notar o interesse, não passe de 15 minutos.

12. E vá para casa feliz, sabendo que você ofereceu às crianças um raro e precioso momento de exercitarem a sua imaginação, de viajarem pelos caminhos que levam a um lugar onde todas as coisas são possíveis.

Por: Vânia Dohme, professora universitária, 
ludoeducadora, mestre em Educação,
arte e história da cultura, 
doutora em Comunicação e Semiótica. 
Autora de diversos livros publicados 
pela editora Vozes

Revista Professora Sassá - Especial
Editora Minuano
Ano III - nº 18
Maio de 2011

Um comentário:

  1. Nosso bem legal essa sua dica, tô pensando em ser voluntária nessa area de contar historias =) Parabéns pela escolha!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar meu blog!
Faça uma blogueira feliz e deixe seu comentário!!
Todos são muito Bem-Vindos!
Até mais!!